TRABALHO EM EQUIPE COM EFICIÊNCIA E PRODUÇÃO

T rabalho em equipe por definição significa um grupo de pessoas ou uma sociedade que constrói em um esforço coletivo formas para reso...


trabalho em equipe como engrenagens

Trabalho em equipe por definição significa um grupo de pessoas ou uma sociedade que constrói em um esforço coletivo formas para resolver algum determinado problema ou tarefa sendo ele por obrigação ou não.

            Podemos observar trabalhos em equipe em todo lugar, podemos vê-los do trabalho escolar, entre projetos pessoais até tarefas especificas dentro de uma empresa, o trabalho em equipe hoje se tornou algo essencial para qualquer pessoa, você não deve carregar o mundo em suas costas.

trabalhando juntos por uma ideia
  

IMPORTÂNCIA


Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem o corpo, esta parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe, mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo. 

Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.

Em um trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes. 

            O trabalho em equipe é união e amizade em prol de um bem e de um objetivo comum, por isso é muito mais nobre do que uma batalha individual.

uma maquina como empresa

EXEMPLOS



TRABALHO

            Uma empresa, acima de tudo é uma equipe, um grande relógio que funciona apenas, com todas as engrenagens funcionando perfeitamente, se uma engrenagem não estiver de acordo, ou no mínimo um pouco fora do ritmo, às coisas não funcionam como devem.

            Você deve aprender a fazer a sua parte dentro do relógio, fazer a sua engrenagem funcionar perfeitamente, e se possível ajudar as demais pessoas da empresa para que façam seu trabalho como deve ser feito.

            A confiança dentro da empresa precisa ser mutua, mas não cega, confie às responsabilidades de cada parte do relógio a seus respectivos donos, mas fique inteirado sobre tudo para que nenhuma surpresa aconteça quando alguma engrenagem estiver com problemas.


PROJETOS

            Como em uma empresa, a união dentro de uma equipe em um projeto pessoal é de total necessidade, vemos uma maior facilidade, pois em uma empresa os integrantes de sua equipe são feitos de pessoas que você conhece profissionalmente apenas, salve algumas exceções.

            Mas em projetos pessoais, costumamos trabalhar com pessoas conhecidas, amigos, família, o que nos da maior liberdade criativa, no entanto isto se torna uma faca de dois gumes, por um lado temos a possibilidade de trabalhar e se sentir a vontade com quem se trabalha por ser alguém próximo.

            E esta própria aproximação pode nos causar o pior dos problemas, conheço alguns casos onde famílias discutiram a ponto de não se falarem mais simplesmente por um desacordo ideológico, e isto é muito mais comum do que se imagina, ao encontrar alguém que não esta trabalhando sua engrenagem de acordo com que a empresa necessita, precisamos julga-lo e isto se torna muito difícil se é alguém que dividimos sentimentos pessoais.

            Tenha em mente que acima de tudo, que decisões terão de ser tomada, escolha bem os integrantes de sua equipe para que não aja desacordos no futuro e se houver, não crie dificuldade em tomada de decisões para o bem do projeto e da equipe.

reuniao do trabalho em equipe


SUAS NECESSIDADES


        Mas como tudo em nossa vida, para trabalhar em equipe precisamos partir de nós mesmos, pressupostos capazes de gerar o espirito de grupo dentro de nossa vida, para isso necessitamos de certas características pessoais tais como;

SABER OUVIR – Em um trabalho em equipe, a diversidade de ideais e pensamentos são enormes, é necessário para você e para todos os integrantes da equipe construir o habito de ouvir as demais opiniões respeitosamente, mesmo que seja divergente aquilo que você acredita ser o correto, para assim ser possível chegar a um acordo beneficente a todos.

COMUNICAR-SE – Saiba se expressar, não adianta apenas ouvir e concordar com tudo se sua opinião for diferente deixe bem claro, obviamente com respeito, mas exponha suas opiniões e faça com que ela seja discutida e seja decidida se é de avalia ou não por todos aprenda a se comunicar.

COMPROMETIMENTO – Não existe êxito em nenhum tipo de trabalho se não houver comprometimento por sua parte, e não é diferente no trabalho em equipe, todos os membros precisam trabalhar juntos para que o objetivo seja alcançado, é essencial que todos estejam entusiasmados e motivados para participar do projeto, se mantenha comprometido até o fim.

CONFIANÇA – Da mesma maneira que todos os integrantes da equipe necessitam confiar em você, aprenda a confiar em seus companheiros de projeto, sem isso o trabalho ficara limitado e não se sentiram confortáveis o suficiente para determinadas etapas, e isso acabara dividindo a equipe, se esta trabalhando em equipe, demonstre que é confiável, e que pode confiar.

CONHECER O PROJETO – Em trabalho de equipe, cada membro deve saber exatamente o que deve fazer, e o que os demais membros precisam fazer na ausência de alguém o grupo, poderá seguir e substituir a pessoa de maneira eficaz sem perca de tempo e eficiência trate de saber como cada engrenagem de seu projeto funciona, e compartilhe como sua tarefa pessoal funciona para os demais.


quebra cabeças equipé


CONCLUSÃO

         Entendemos então que o trabalho em equipe é hoje em dia de suma importância para qualquer tipo de área, não podemos caminhar sozinhos e uma equipe bem montada e desenvolvida é essencial.

            Mas compreendemos também da necessidade de escolher com cuidado os integrantes de nossa equipe, sabendo que as tomadas de decisões têm de serem feitas, e a mesma influenciada por aspectos emocionais podem de fato atrapalhar no real desenvolvimento do projeto.

            Dentro do grupo também necessitamos desenvolver aspectos pessoais, para que um ótimo trabalho em equipe seja efetuado, são necessidades de cada para que o relógio funcione perfeitamente, cada integrante contribuindo e trabalhando em sua engrenagem.

            E vocês? Já passaram por alguns problemas dentro de algum projeto em equipe? Deixe nos comentários, nos contem como foi e que tipos de aspectos ocorreram, criticas e dicas sempre são bem vindas. Obrigado e até a próxima.


#ANTOLÓGICOS

Veja tambem...

0 comentários