A modernidade, os maus hábitos e o corpo.

Atualmente, com a facilidade cada vez mais presente em nosso cotidiano, fica difícil achar equilíbrio entre o prático e o saudável. Esta ...


Atualmente, com a facilidade cada vez mais presente em nosso cotidiano, fica difícil achar equilíbrio entre o prático e o saudável. Esta fase de escolha tornou-se uma via de mão dupla. De um lado, se escolhemos o prático, este resolve o problema da escassez de tempo e na maioria torna-se mais barato em relação ao saudável, que apesar de ter os benefícios já conhecido por todos não é adotado por que demora o dobro do tempo que já não temos em seu preparo (no caso da alimentação) e requer muita prática, esforço e paciência (no caso dos exercícios físicos) que também não possuímos pois estamos acostumados com o prático.

CONHECENDO AS VERSÕES DA HISTÓRIA.

No decorrer dos últimos anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando a humanidade sobre os efeitos causados pelos novos hábitos da sociedade moderna. As chamadas “Doenças crônicas e não transmissíveis” (DCNT), são constituídas em sua maioria por aquelas doenças que já conhecemos bem: diabetes, obesidade, hipertensão, dislipidemias, entre outras. Dentre os principais causadores estão, a péssima alimentação e a falta de exercícios físicos.
Com talher ou sem talher Sr.?

Uma alimentação saudável possui efeitos quase que milagrosos, ajudando na prevenção, combate e recuperação dos males citados acima, no entanto não existe alimento “mágico” capaz de individualmente, zelar e proteger o funcionamento ideal do corpo. A alimentação adequada deve ser composta por uma dieta colorida e variada, rica em nutrientes de todos os grupos (carnes, vegetais, grãos, lacticínios, doces e vegetais), ter baixo custo, de fácil preparo e deve ser introduzida no meio familiar. Em estudos mais recentes a ciência da nutrição mostrou os benefícios dos alimentos até em patologias intelectuais/cognitivas, como o Mal de Alzheimer. Excelentes motivos para adotá-la não é mesmo?
Os benefícios em relação à prática de exercícios físicos são direcionados com maior intensidade ao corpo (físico), mente e autoestima. São de suma importância quanto e, principalmente se combinados à alimentação que acaba de ler. Melhora do sono, fortalecimento do sistema respiratório e cardiovascular, aumento do HDL (colesterol bom) e diminuição do LDL (colesterol ruim), auxilia nos problemas de hipertensão, fortalecimento de ossos e músculos, prevenção de diabetes, estes são somente alguns dos benefícios obtidos pela prática de atividades físicas, isso sem contar os relacionados ao cérebro (neurotransmissores).

"Nem tudo o que reluz é ouro". Nem tudo o que é bom é saudável.

QUAL VOCÊ ESCOLHE?

Apresentamos os prós e contras em viver de forma sedentária e se alimentando de verdadeiras porcarias – desculpem-me pelo termo, mas é isso que eu vejo – agora cabe a você decidir e, ao menos que esteja tentando se matar, escolha viver da forma mais plena de todas: com saúde, pois esta vai lhe trazer tanto os benefícios citados quanto aqueles que você sonha obter, sejam profissionais, amorosos ou intelectuais. O simples fato de viver bem vai lhe trazer incentivo para conquistar os demais.

CONCLUSÃO

Para finalizar, deixo algumas dicas para utilizar no dia-a-dia:
1 - AUMENTE e VARIE o consumo de frutas e verduras, coma-as cinco vezes ao dia.
2 - COMA feijão uma vez ao dia, no mínimo quatro vezes na semana.
3 - REDUZA o consumo de alimento gorduroso, como carne com gordura visível, salsicha, mortadela, salames, frituras e salgadinhos ao máximo uma vez por semana.
4 - REDUZA o consumo de sal. Usar “sazon” e “caldos prontos” também não pode.
5 - FAÇA pelo menos quatro refeições por dia. O café da tarde conta e muito.
6 - Se for pra COMER doce, que seja no máximo duas vezes na semana.
7 - REDUZA o consumo de álcool e refrigerante. Preferencialmente, estes devem ser substituídos por água e, ingerida ao menos seis copos de ÁGUA (isso mesmo disse água duas vezes para que não haja dúvida) por dia. Prevejo algumas lágrimas neste exato momento K
8 - APRECIE sua refeição. Coma devagar e deixe a Netflix pra depois, suas series ainda estarão lá.
9 - DURMA de seis a oito horas por dia, isso ajuda nos jogos de estratégias ;)
10 - PRATIQUE pelo menos três horas de exercícios diariamente.
BÔNUS: Organize suas tarefas diárias, assim vai lhe sobrar tempo para realizar as dez acima.
NOTA: Gostaria de enfatizar que este post tem o intuito de incentivar a prática de exercícios físicos e mudança no hábito alimentar para melhorar a qualidade de vida. Caso você apresente algum dos sintomas citados ou sentiu-se atraído pelos benefícios, por favor, procure um profissional de Educação Física e um Nutricionista.
           
            Espero que tenham gostado do conteúdo e utilizem em suas vidas. Quando obtiverem resultados tanto positivos quanto negativos, comentem, mandem mensagens, ficaremos honrados em compartilhar sua história aqui no blog e muito felizes se estivermos ajudando na conquista daquilo que desejam. Obrigado e até a próxima.
- Antológicos

Veja tambem...

0 comentários